quarta-feira, 9 de dezembro de 2020
sexta-feira, 23 de outubro de 2020
Ora, cansada! Oro, cansei.
É cada detalhe somado que desanima... Será soma de cansaço de mesmices que nos embalçam os olhos, criam ciscos e nos chateiam? Quando não enxergamos o céu, começamos a imaginar infernos para se estar. Como combater o diabo que aparece em nós em pinceladas sutis de enganos? Tão sutil que se mistura com a gente.
Se Deus habita em mim; peço e digo: Já que aqui estás, não sejas sutil. Seja feroz na tua bondade; que inunde! Eu permito e quero que tome conta de mim. De cada pedacinho quer enxergas muito mais que eu mesma. Transcreve, ressignifica meu eu, conta outras histórias sobre mim... Porque tem horas que eu canso de lembrar o que fui, o que está acontecendo e também, dos tropeços atuais. Canso de mim mesma com exigências inalcançáveis! (Parecem ser. Ás vezes tenho minhas dúvidas)
Eu sei viver bem, sabe? Contemplar, maravilhar-se, gostar do simples, ver poética, ser grata. Mas, tem horas que a mente me desgraça! Cria coisas que me derrubam! Hoje é um dia que estou cansada, sem conseguir desanuviar muito a cabeça; então, ajuda aqui.
quarta-feira, 30 de setembro de 2020
Reflexiva
"Aquilo que a gente quer manter no controle é aquilo que nos leva ao descontrole."
quinta-feira, 10 de setembro de 2020
Não se acostume com o que incomoda.
Se acontece/acontecer algo ruim e a gente demorar a processar uma decisão de imposição daquilo que é justo, o mal vai se esvaindo... Indo... A gente o diminui e até se acostuma, camufla pra realidade do feito não ser tão ruim assim, na tentativa de sentir menos a indignação envolta de várias emoções e sentimentos que não faríamos ao outro. Não faríamos com intenção. Não faríamos pela a índole que temos e o que tanto desejamos.
Incapaz de fazermos, colocamos a posição que o outro não poderia fazer algo tão ruim. Mas acontece.
"Não confunda o que você merece, com o que você aceita."
Não se torne pequena pra caber no outro. A sua estatura nada tem em comum com a dimensão do ser que você é. Propague-se com a luz que lhe é inerente.
Não se acostume com o que incomoda. Revolucione-se. Pois, diminuir o mal pra "melhor passar" não é exterminar. Por tudo que você é e ainda pode se tornar, não deixe esse trecho, pulsar tanto em você. Não combina.
quarta-feira, 9 de setembro de 2020
Se toca, garota!
Se toque...
Conheça-te.
Explore a si.
Ame-se.
Respeite-se.
Quando você se conhece, você não se sujeita a algumas pessoas e situações. No mínimo você vai ter um lapso de luz e saber: eu não mereço isso. Reconhecendo isso você não continua, ou não começa. Você não se submete a males disfarçados que criam memórias inconscientes e memórias no seu corpo que te paralisam, te atrasam, te removem. Estude.
Estude-se.
Direcione.
Ajude.
Ensine para os leigos como se trata, se imponha aos maldosos sem pestanejar.
Observe-se.
Veja o outro.
A regra é clara: respeite.
Seja grata pelos detalhes que te formam. Única e cheia de histórias; verdadeira, imensa e potente.
Seu corpo é sagrado.
Se toca, garota!
quinta-feira, 20 de agosto de 2020
Batendo a real sobre homens
Estava em um casamento e na mesma mesa que eu estava havia mais um casal e uma amiga minha e ficamos falando sobre algumas características nossas com e para nossos cônjuges (ainda que ausentes na festa).
Apenas um homem na mesa e entre sensibilidades, ser sincero e espontâneo ao falar, algo me chamou atenção: (Mais uma vez.) Homens interagem as nossas conversas intimistas. Mas com o olhar, com gestos e não, não necessariamente estão "voando". Entre uma coisa e outra falei sobre "eles" não falarem a respeito de seus sentimentos, medos e deslizes; como se tivessem que ser sempre "fortes", e vão acumulando tantas coisas que parecem explodir "do nada" e nem gostam de falar muito a respeito. Que resistência! E o pior, não fazem isso uns com os outros. Amigos. E como se eu estivesse fazendo uma pergunta retórica lancei algumas questões. Mas o único homem da mesa pegou cada uma e confirmou o combo em poucas palavras.
Amigos homens passam por muita coisa pesada e só abrem pra falar, um pouco, quando estão melhores... Nós mulheres falamos de um tudo! "Homens são mais fiéis em amizades, mulheres disputam." Lembrei. Não... Basta uma abertura e somos muito unidas!
Tenho um amigo que se é pra falar de coisa séria daqui a pouco vem com um meme ou, outra distração; outro se faz de doido; outro nem fala sobre essas coisas; tem um que fica sumido; tens um que só sei que estão mal porque a namorada contou; teve outro que me espantei no dia em que encontrei e ele falou que estava tomando antidepressivo. Como assim??? Chegou a tantos pontos e eu nem sabia! Já teve uma vez que eu suspeitei que um amigo do meu namorado não estava bem e fui questionar ele: "Como você está? O que está havendo? Vocês falam sobre isso?" Só recebi resposta vaga, afirmando que o outro também expressava assim.
Outra coisa, eles elegem a cônjuge pra falar. Apenas ela! E as vezes. Como dar certo isso? Ficamos entre acolher, tentar entender e ficarmos sobrecarregadas. Um caos!
Devemos parar de subestimar os homens em relação as suas percepções e sensibilidades. Atribuímos tanto esse lado "emocional demais" a nós que muitas vezes os tratamos como se não houvesse lá muita coisa que os abalem. Exigimos sermos ouvidas e compreendidas, mas quase não damos espaço para falarem na verdade. Instiguemos-vos ao diálogo. Dando espaço e tempo no ouvir. Porque dentro de cada um há um mundo! Deveríamos lembrar disso.
Aos homens... Oro e peço: falem! Do que realmente importa para além das coisas sérias demais provenientes apenas do trabalho; comentários do cotidiano e brincadeiras/estórias que nos causam risos. Vamos dar um "se ligue", neles? É cultural eu sei. Mas meu lado revolucionária me diz que aos poucos a gente vai mudando esses cenários.
O silêncio de fora não dar voz as confusões de dentro, mas elas falam... Sim elas falam! Elas existem e estão esperando alguns "jeitinhos" nossos para que os homens transbordem. Que eles abram os acessos. Nada disso é sinônimo de fraqueza, desonra... É humano!
Humanos se unam! Na palavra deságua as aflições, e o bom amigo nos conduz de volta a si. Somos muito falhos para percebermos apenas linguagens não verbais. (Ainda mais com essa tecnologia que nos conecta, mas por vezes, nos separam.) Então para os homens: "Falem mais sobre isso!"
sexta-feira, 14 de agosto de 2020
Ele se passa
Insiste em transpassar a barreira e se passa. Passa muito, passou ano. Construiu ponte, curiosidade, apelo e desejo. Insistiu em ficar e permaneceu ali.
Passou anos construindo permanência e para suprir suas faltas se lamentava, se arrastava, se engraçava, chorava; colaborava no serviço, contava piadas sem graça e acariciava; tudo isso deixava de lado o que realmente pensava sobre o que vivia onde ele não era o centro. Onde não eram o centro. Para além desse particular o que faz e é você?
Ao expressar uma posição mostrou a construção dos seus passos. Será que dar pra deixar passar agora essas linhas de pensamentos e comportamentos que objetivamente apareceram? Passou. Passaram e continuaram; e agora uma exposição aconteceu de algo que se ocultava, ele "se passava".
Vai deixá-lo ir? Vai deixar passar? Ou vão insistir agora permanecer novamente?
Ele "se passa", não paro de pensar... Se não fazer algo agora, fará depois? Deixar passar o tempo... Pra vê? Ou para desvê? E nisso o tempo em si é que vai passando; mas a essência vai percorrendo os dias. Vai levando até o que não é essencialmente bom ficar.
Todo mundo precisa de um deus
Todo mundo precisa de Deus. E não aceitando a realidade da existência dEle. Cria um, cria alguns ou, algumas coisas. Mas todos sem exceção vem com algo latente em ter fé em algo que lhe transceda. É que a busca nos sustenta, nos acolhe, nos justifica, nos traz esperança, nos "combusteia", nos movimenta e firma. A fé cria chão para seguirmos adiante. A gente passeia com fés.
quarta-feira, 12 de agosto de 2020
Really
Observo que há um gosto e desejo de cada ser humano para que exista uma outra realidade para além dessa. Algumas pessoas escrevem, outras encenam, outras assistem, outras apenas imaginam, algumas pessoas se drogam, bebem, leem, alguns criam imagens, séries, livros, músicas; outras constroem brincando, desenhando, sonhando, seguindo em redes sociais, criando personagens de si, criam artes, jogos, contam histórias, se iludem, enganam outros; se apaixona... A gente não se basta. A realidade somente como é não satisfaz também o nosso todo. A gente se ultrapassa e "se passa" num bocado de coisa que nem existe por aí.
terça-feira, 14 de abril de 2020
Frases do dia aleatórias
Ela está dormindo ou é um anjo, vovó?
Ele é como uma criança só eu entendo ele.
sexta-feira, 10 de abril de 2020
Frases na quarentena
[ouvi/li gravei]
Ela ficou no passado.
Ele é mau caráter.
Muita "zuada" e pouca ação.
Não abraçar é, hoje, um ato de amor.
O despertar de cada um.
Eu tive um sonho clichê - intuição e fazer acontecer.
Meu cachorro subiu na cama aos 6 meses.
O dedo direito que está estressando pois não sara.
Lunação, concepção e parto.
Ele é calmo, mas a mãe tira a paciência dele sempre.
A morte de um jovem amigo.
Já que ele não me ouve, ou me interrompe, eu escrevo e ele ler.
Porque eu entendi a situação, fiquei mais calma.
Qual a linguagem de amor do meu pai?
Eu não tenho ciúmes de amigos.
Tem amizade que tem período de validade.
A configuração dela.
Eu sinto saudade não tanto de sair de casa, mas de ter mais gente em casa pra interagir.
Meu cachorro vai me chamar na cama pra limpar o cocô dele.
O financeiro pode atrapalhar o relacionamento.
As projeções de uma personalidade.
Ansiedade quem nomeia e quem não o faz mesmo assim tem?
Eles vieram com máscaras, aí é diferente, não é? Ilhados.
Escrever é terapêutico.
Sinto muito e rogar praga para o desdém.
Anjo, não era hora de falar "eu avisei".
Dormi tanto que pensei: eu adoeci?
Eu quis tanto desligar o celular, mas eu queria continuar falando com as pessoas.
Anos de namoro e o prazo de casar.
Agora superei o medo de engravidar na adolescência, agora vem o segundo: engravidar.
Só falta você chorar por isso. / Pois fique aí esperando eu chorar.
Se eu soubesse fazer eu nem pediria ajuda.
Você está com a bexiga hoje, me dê um beijo que faz tempo que não dar... E ele finalmente sorriu.
Ama pão esse ladrão de mortadela.
Fiz tantas lembrancinhas e nem vou receber visita.
Mapa dos sonhos.
Estou ruim de hobby.