terça-feira, 14 de agosto de 2018

Crescermos Juntos - I

Parte 1

O objetivo é esse: Crescermos juntos. Em tudo que faz parte de nós e compartilhamos um com o outro. Isto é, tudo mesmo! Emocionalmente, espiritualmente, psiquicamente, em saúde como um todo, socialmente, lazer, profissionalmente, família e no amor.

[Falta alguma outra áreaCoachs, psicólogos ajudem... (Risos) Acho que essas são as áreas principais. 

Obs: Todo o texto foi feito apenas com base empírica. 

Continuando...]

Existem três tipos de relações de crescimentos - ao meu ver: Tem o que é de Crescimento Individual onde o propósito e mover maior sempre será do sujeito em si e esse cito primeiro, pois na vivência mesmo é a posição que ele deve estar; o Crescimento Coletivo que consiste em uma dedicação mútua para objetivos alinhados; e existe também o Crescer Juntos que é composto pelos dois e uma mistura de ambos. 

Complicado? Vejamos; para que fique mais claro... Exemplo: Profissionalmente. Escolho a minha profissão e invisto nela, o outro também, logo, as são dedicações individuais; porém há dias que - mesmo sem ele entender a especificação de coisas da minha área - precisarei de ajuda com alguma opinião, algum estímulo, motivação, etc; e há também o caso da cooperação surgir pelas áreas se complementarem no geral ou algum contexto pontual. Seja por uma via ou outra, cresce os dois, porque o bem do outro faz bem a si e alinham os caminhos que no final se encontram: desfrutar o melhor dessa terra estando e sendo um com e pelo outro.  

Mas afinal o que é o crescimento nas relações humanasDesenvolver inteireza, soma e multiplicação do que é bom. O que falta em um, o outro preenche ajudando de alguma forma para que se restabeleça a inteireza daquele que necessita; soma-se quando já está bom e pode ser ainda melhor na junção daquilo que é proveniente dos dois; e multiplica-se quando encontram juntos benefícios maiores para os dois, para outras pessoas e seus entornos... Crescimento mais abrangente. 

Ao tratarmos o outro com a medida que queremos ser tratados e querer que o outro alcance o que há de melhor, porque se ele chegar, só em chegar você se sente feliz de graça por ele, já é muito bom;  imagina, juntos... Ajudar a elevar, todos elevados, todos ganham... Satisfeitos. (Maravilhoso isso!) E então volta a lógica, se você não objetiva melhorar a si e nem estar querendo receber ajuda do outro, não há como haver crescimento no coletivo e juntos, pois o que tem são elementos subtrativos, por isso é importante que haja o crescimento individual primeiramente sempre. 

Crescimento é orgânico, contínuo, processo, progressão, jornada, movimento sempre. A cada chegada, um novo caminho se abre, melhor e mais interessante. Crescermos juntos vai para além de apoio. Apoio é uma via só... Dentre tantas formas. 

Para que haja crescimentos juntos devem existir propósitos, dedicação, perseverança, paciência, empatia, justiça, esperança, palavras bem ditas, ouvidos atentos, compartilhar-se, um objetivo em tudo que motive a ir pra frente e pra cima para alcançar e viver o melhor, sendo o melhor não somente de um, mas dos dois, ou de mais. Para crescermos juntos é preciso amor percebem? "Amor tratamento". Amor próprio e ao outro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário