quinta-feira, 28 de março de 2024

Anseios e comparações


[Ando meio reflexiva com alguma coisas... Talvez aqui eu consiga externar e organizar.]

Em meio a conversas com amigas, familiares, clientes, pessoas com quem trabalho e em tempos de disseminação gigante das redes sociais, fui tomada pelo questionamento dos anseios e influencias. Pensamentos sobre a cobiça, inveja, desejo, sonho, comparações, frustrações, questionamento sobre o que realmente queremos, ingratidão e até recalque. Quanta coisa, né? 

É muito fácil hoje termos acesso (em partes) a várias realidades. A grama verde do vizinho nunca esteve tão visível e acessível para olharmos. Na minha área de atuação então... O que tem de pessoas novas com apartamentos e casas repletas de coisas de alto padrão, coisas que só "ricos" ou pessoas com mais idades e financeiramente mais estável teriam. A casa e apartamento dos sonhos bem equipadas, bem decoradas; um carro ótimo, viagens internacionais, celebrações lindas; o ensaio fotográfico da gravidez, dos filhos... Mas afinal, será que está quase todo mundo "bem de vida" assim? Os que não estão são exceções por falta de mérito, sorte, organização ou falta de benção? Os que não estão devem sim, se sentir deslocados, injustiçados, tristes, frustrados, azarados ou coisa assim? A comparação sempre passa por uma sombra de frustração e ingratidão... E é sobre isso quero que falar.  

Não estou isenta de alguns sentimentos e pensamentos que citei. Na minha idade e como falei, no meio da minha profissão... Eu sinto a cobrança de ter sim: o meu lar lindo e todo planejado por mim. Mas também fiquei pensando em uma coisa que ouvi: "O que vamos dar de presente quando você casar? Vocês tem tudo!" E quando eu fui fazer a lista dos possíveis presentes fiquei pensativa... Meu Deus, temos tudo que precisamos e mais um pouco! As coisas a mais serão para diversificar, algumas para trocar (diante do tempo de uso), alguns são privilégios que queremos ter como robô que aspira e passa pano, máquina de lavar louça - que não entrarão na lista de presentes, claro- e alguns utensílios específicos ou mais "bonitos". Queremos conquistar, adquirir sim, coisas maiores também como casa própria, um carro... Ascenção financeira no trabalho, etc. Contudo, a minha mente e meu coração às vezes quer tudo de uma vez! Essa realidade "ideal"... E mesmo acreditando que tudo isso é questão de tempo pois, tantas outras coisas também foram, há uma pressa! Há um anseio tão grande que se torna "ansiedade". Há pesquisas por horas de debruçar em um assunto, em querer organizar, em querer mostrar que estou sim fazendo ou querendo a minha realidade nova; e tudo isso cansa! Muito. Por não está no agora mas em infinitas projeções. 

No meio das comparações que perpassam e muitas vezes que a gente nem percebe, eu me dei conta que no fundo esses desejos apressados vem de uma sensação de "estou ficando pra trás", "o tempo está passando para eu realizar ou ter tais coisas"... Isso é péssimo! Pois não vemos nisso tudo quanta prosperidade já temos! Estamos tão acostumados a tal prosperidade está ligada a bens materiais grandiosos ou relacionada a coisas ou feitos que são desejados por muitos, que deixamos passar aquilo que de fato faz e está no nosso cotidiano e já é muito bom. 

Eu li num livro que tinha algo como: "Se você tem alimento para estocar, isso já é fartura." Isso me pegou de um jeito! Nós podemos escolher o que comermos, nós podemos consumir água sem está contaminada, nós podemos dormir confortável, nós podemos assistir o que quisermos por TVs, computadores e celulares; nos divertirmos, ter acesso a lugares ótimos, livros e saber ler! Podemos também combinar e se "enfeitar" com tantas roupas e acessórios; se deslocar em automóveis confortáveis (sejam eles novinhos ou não); eu poderia listar tanta coisa... E aí a sociedade é a mesma que diz: "Você não deveria se contentar com tão pouco! Tem tanto para viver, aproveitar e ter! Tenha metas. Isso não que você tem poderia ser melhor." Não diminuam as conquistas dos outros, por favor. Isso é recalque, mas nem todo mundo entende e sente muito, pode interferir na alegria do outro. Não seja estraga prazeres! 

E claro que não é ruim desejarmos e nos planejarmos além! Sonhar alto... Não é isso. Não é se limitar. Mas será que precisamos mesmo de tanto? Ou, de tanta pressa? Será que não estamos deixando de curtir o caminho e fazermos e vivermos melhor dentro do que já temos agora? Além do mais, às vezes é só uma fase.

Eu já tive fases de viajar mais, estar melhor financeiramente e ainda assim, não está no meu melhor momento. Porque os bens de fato são efêmeros. "Dinheiro não traz felicidade?" Ajuda sim! Um bocado. Nos traz conforto e a possibilidade de aproveitarmos muitas coisas. Entretanto, esse não deve ser o centro da gratidão. Nem mesmo da prosperidade. Somos mais que isso, precisamos de fato mais do que isso. Isso sim é que nos limita: focarmos somente em "ter" e em experiencias extraordinárias!

Nem sempre também, o que outro tem e que é bom, é bom para termos e sermos. A gente pode só admirar... Já pensou? Em somente se inspirar na coragem, vontade e possibilidade de realizar um sonho como aquela pessoa? De simplesmente ver outras pessoas realizando sonhos e ficarmos felizes por elas ao invés de nos entristecermos ou nos compararmos porque não foi com a gente aquilo? Por que não cuidarmos muito bem do que já temos e criar realidades melhores (mas próximas, alcançáveis) e boas também dentro da nossa realidade atual? Há tantas formas criativas, cotidianas, simples e saudáveis para "romantizamos" e embelezarmos nossa vivências... ["Não deixar o perfeito ser inimigo do bom."]

Em vez de ficarmos nos comparando devemos lembrar que nossos processos são outros! Deus conhece e sabe o melhor tempo para que algumas coisas sejam plantadas, desenvolvidas e colhidas por nós. Gostemos ou não. Não estamos atrasados! Se nos permitirmos está mais alinhados com o que Ele quer para nós e quando é o tempo de vivermos e termos algo, estaremos desfrutando dos frutos da espera com o coração, mente e espírito mais saudáveis. Gratos diante do que já somos, vivemos e temos, como também, na esperança. Sonhos construídos em uma rocha segura!

Na espera acontece movimentos e eles não precisam ser bruscos e tão visíveis aos olhos de todos. Na verdade, quase nunca ninguém ver de fato. Nem mesmo a gente com esse olhar apressado... Nesse meio de caos. 

Desejo que possamos ter um coração grato, uma mente humilde e paciente para atravessarmos os processos com anseios, mas sem "ansiedade"; que possamos ter uma presença e um olhar atento para absorver o que é bom e não se deleitar e cair, naquilo que não é; de vermos a beleza e a potência de tantas vivências e encontros valiosos em nossos cotidianos; de que possamos confiar mais uma vez (e com muita teimosia e certeza) naquele que sempre esteve conosco [Deus]; desejo que a gente possa enxergar a bondade de Deus por meio das nossas boas relações e momentos com tantas pessoas que amamos... Nós que somos voláteis; que a gente possa lembrar de tudo isso ou que Ele nos lembre. 

Leveza, desejo a todos leveza e gratidão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário